Espaço de interacção e de registo dos percursos efectuados na UC de avaliação de produtos multimédia educativos no ano lectivo de 2009/2010.
pesquisar neste blog
posts recentes

Síntese da sessão do dia 18 de Setembro

Análise Reflexiva - Grupo 1

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - Grupo 1

1º Ensaio (individual) na Avaliação de Recursos para Quadros Interactivos

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - grupo 2

Mapa Conceptual actualizado

Síntese da sessão do dia 7 de Julho

Síntese da sessão do dia 25 de Junho

Síntese da sessão do dia 18 de Junho

Grelha para avaliação de recursos para QI

arquivos

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

tags

todas as tags

participar

participe neste blog

Terça-feira, 16 de Março de 2010
Sintese das leituras I

Optei por não colocar uma síntese de cada um dos documentos que li, mas sim, colocar as ideias principais que retirei de cada um deles.


Assim, a avaliação é uma parte importante do processo de desenvolvimento de software educacional. O objectivo da avaliação deverá ser estudar como o uso de software educacional afecta a aprendizagem dos estudantes. Devemos procurar entender as acções dos aprendizes na resolução de problemas num software educacional para assim podermos construir sistemas adaptados.


A avaliação de um software educativo é a chave para a introdução de ferramentas avançadas no curriculum. Um software educativo deve ser utilizado como uma ferramenta complementar durante o trabalho. É esperado que o ensino assistido pela tecnologia ajude a encontrar uma solução mais sólida para o sujeito, aumentando a interacção entre o professor, o estudante e o conceito investigado.


No entanto, qualquer professor que decida construir ou usar um software educativo deverá passar por um processo de avaliação do sistema e decidir sobre a sua adequação para o processo educacional. A avaliação dos softwares deverá ser realizada através de testes objectivos que meçam os seus níveis de qualidade, fiabilidade e usabilidade. O software educativo permite aos estudantes construir conhecimentos dando-lhes oportunidade de explorar o equipamento, interagir, resolver problemas e colaborar.


 

Documentos analisados (podem ser consultados na bibliografia).

DEVELOPMENT AND EVALUATION OF A COMPUTER-BASED LABORATORY TEACHING TOOL

Collecting statistical data of the usage of a web-based educational software

 


 


Ana Rita Vital


tags: , , ,

publicado por ritavital às 20:11

1

De mjoao a 23 de Março de 2010 às 17:59
Viva!
Temos iniciada a tertúlia em torno das leituras recomendadas e outras que venham a pesquisar. Parabéns à Ana Rita que deu o pontapé de saída.
Para que a colaboração seja mais efectiva e tendo em conta que, como previsto, se pretende que elaborem um mapa conceptual do enquadramento teórico, seria bom que as sínteses fossem organizadas atendendo às competências a desenvolver (ver guião da uc). Ou seja, ao ler os documentos tentem responder a questões como: qual é o objecto de avaliação e quais os objectivos? A que tipos de avaliação se referem os autores? …
Quanto à citação dos documentos, devem usar as normas adequadas (ver em: http://flash1r.apa.org/apastyle/basics/index.htm) e se o artigo está disponível, colocar uma ligação nos “links” do blog mas também no texto de síntese.
Bom trabalho!
MJL


Comentar post

mais sobre os autores deste blog ...
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post