Espaço de interacção e de registo dos percursos efectuados na UC de avaliação de produtos multimédia educativos no ano lectivo de 2009/2010.
pesquisar neste blog
posts recentes

Síntese da sessão do dia 18 de Setembro

Análise Reflexiva - Grupo 1

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - Grupo 1

1º Ensaio (individual) na Avaliação de Recursos para Quadros Interactivos

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - grupo 2

Mapa Conceptual actualizado

Síntese da sessão do dia 7 de Julho

Síntese da sessão do dia 25 de Junho

Síntese da sessão do dia 18 de Junho

Grelha para avaliação de recursos para QI

arquivos

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

tags

todas as tags

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 8 de Abril de 2010
Continuação das Sinteses

        4) ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DE MULTIPLOS FORMATOS NO SOFTWARE EDUCATIVO MULTIMÉDIA

 Objecto de Avaliação - Integração do texto, imagem, video e som, na informação disponivel nos softwares educativos.

Objectivo da Avaliação - Avaliar se os diferentes formatos optimizam o processo de ensino-aprendizagem e se estes possibilitam maior interactividade por parte dos seus utilizadores.

Para qua a multimédia tenha eficiência comunicativa é determinante o modo de integração do texto, imagem, video e som na informação.

O acesso flexivel à informação e o facto de estarem integrados num mesmo documento, múltiplos formatos (texto, imagem, video e som), fazem destes documentos actrativos suportes de informação que irão optimizar o processo de ensino-aprendizagem e revolucionar a forma de encarar o processo didáctico. Estes documentos, ou seja, os softwares educativos, caracterizam-se por um elevado grau de interactividade e por uma organização não linear da informação, permitindo o acesso a grandes quantidades de informação em diversas formas (texto, imagem, video e som) de uma forma diversificada e respeitando os interesses e o ritmo de progresso dos alunos.

Promovendo a aprendizagem através de actividades lúdicas e criativas os softwares educativos necessitam de uma combinação de elementos de entretenimento e educação.

             - Algumas orientações sobre os formatos (texto, grafismo, video, som e cor) na apresentação da informação:

Texto - frases curtas e claras; apresentado em pequenos e concisos blocos de informação; usar titulos e cabeçalhos para expor as ideias principais; evitar a utilização de abreviaturas, siglas e iniciais; utilizar vocabulário adequado ao público alvo; usar desenhos e ilustrações para complementar o texto; usar hiperligações; combinar cores com texto e fundo; etc.

Grafismo - utilizar imagem para compreensão do texto; a imagem deve explicar um conte não limitar-se a mostra-lo; legendar os grafismos; evitar usar imagens com muitos pormenores; etc.

Animação - usar animação para reforção uma informação relevante; usar animação para demonstrar conceitos; usar a animação para motivar e reforçar a aprendizagem; permitir que o utilizador manipule os objectos/animação; etc.

Vídeo - Usar o vídeo para demonstrar processos ou funcionamento de um objecto; demonstrar experiências; etc.

Som - usar som com moderação; usar icones para activar/desactivar; usar som para orientar a navegação e dar instruções; usar musica para dar ritmo à apresentação; usar voz como substituíção de texto quando o espaço do ecrã é limitado; usar o som com moderação; etc.

Cor - Evitar o recurso a mais de 7 cores em todo o documento; usar cores macias e neutras; fazer com que os elementos do ecrã tenham contraste; permitir ao utilizador alterar a paleta das cores; evitar utilizar a cor como único elemento de discriminação; etc

Referências:

  1. Afonso, R., "Análise da integração de múltiplos formatos no software educativo multimédia", Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade do Minho, Braga, 2004. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/2670/1/An%C3%A1lise%20da%20integra%C3%A7%C3%A3o%20de%20m%C3%BAltiplos%20formatos%20no%20software%20ed%E2%80%A6.pdf

 

        5) TOWARDS CAPTURING COMPLEXITY: AN INTERACTIVE FRAMEWORK FOR  INSTITUTIONAL  EVALUATION

Objecto de Avaliação - O ambiente virtual de aprendizagem (efeitos da usabilidade dos softwares educativos).

Objectivos da avaliação:

        - Guiar o desenvolvimento da tecnologia e o pessoal associado ao desenvolvimento educacional;

        - Informar a tomada de decisões em torno de políticas e práticas em relação ao ensino e aprendizagem;

        - Divulgar experiências para a comunidade escolar e oferecer uma contribuíção para a teoria de construção na área da tecnologia no ensino e aprendizagem.

O estudo da avaliação tem de ser "autêntico" na medida em que há a necessidade de capturar o efeitos vindos desse ambiente virtual de aprendizagem.

Para uma avaliação poderá-se recorrer a vários métodos de recolha de dados/informação:

        - Questionários;

        - Entrevistas estruturadas;

        - Observação participante;

        - Análise de incidentes criticos;

        - Acompanhamento do aluno;

        - feedback dos alunos e toda a comunidade envolvente;

        - ... 

Referências:

  1. Deepwell, F., "Towards Capturing Complexity: an interactive framework for institutional evaluation", Educational Technology & Society, Centre for Higher Education Development, Coventry University, United Kingdom, 2002.

                  http://www.ifets.info/journals/5_3/deepwell.html


tags: , , ,

publicado por lmmp às 21:05

mais sobre os autores deste blog ...
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post