Espaço de interacção e de registo dos percursos efectuados na UC de avaliação de produtos multimédia educativos no ano lectivo de 2009/2010.
pesquisar neste blog
posts recentes

Síntese da sessão do dia 18 de Setembro

Análise Reflexiva - Grupo 1

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - Grupo 1

1º Ensaio (individual) na Avaliação de Recursos para Quadros Interactivos

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - grupo 2

Mapa Conceptual actualizado

Síntese da sessão do dia 7 de Julho

Síntese da sessão do dia 25 de Junho

Síntese da sessão do dia 18 de Junho

Grelha para avaliação de recursos para QI

arquivos

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

tags

todas as tags

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 15 de Abril de 2010
Instrumentos de Avaliação de Software Educativo
Mestrado: Didáctica - Especialização em Tecnologia

Unidade Curricular: Avaliação de Produtos Multimédia Educativos

Docente: Dra. Maria João Loureiro

Mestrando: António José Coelho Alves

 

 

                Os instrumentos de avaliação de software educativo, podem ser classificados em: checklists, escalas de avaliação, formulários,questionários e sistemas. Podem ainda apresentar-se de forma híbrida, ou seja, utilizando agrupamentos de técnicas para identificação dos problemas de usabilidade.

                A seguir apresentamos uma breve síntese das características de alguns instrumentos de avaliação de software educativo.

MAQSEI - Metodologia para Avaliação da Qualidade de Software Educacional Infantil. Para o Atayde, este instrumento abrange aspectos pedagógicos e técnicos, podendo ser utilizado em avaliações formativas, colaborando para que se descubra defeitos no seu desenvolvimento e se introduzam as necessárias modificações. O autor recomenda que este instrumento seja aplicado antes e durante a utilização em contexto de sala de aula.

PEDACTICE - Instrumento que tem como objectivo ajudar os professores na avaliação, selecção e uso de programas multimédia numa perspectiva multidimensional, aplicando-se a softwares educativos já concluídos, antes da utilização em sala de aula. Pode ser aplicado por professores.

                Ainda dentro dos instrumentos de avaliação de software educativo, abordaremos também de forma sintética, alguns sistemas, isto é, programas destinados a realizar funções específicas, tais como avaliação de produtos educativos com o objectivo de auxiliar o utilizador no processo de avaliação qualitativa e selecção de software educativo.

CASE - Comunidade de Análise de Software Educativo. O CASE permite a criação de um ponto de encontro para uma comunidade de profissionais (educadores e designers) interessados na análise (classificação e avaliação) e design de softwares educativos. Pode ser utilizado ante, durante e depois em contexto educacional.

MEMI - Méthode Pour l´Évaluation de Multimedia Interactive (CROZAT, 2001). Para o autor este sistema tem como princípio obter a opinião subjectiva de utilizadores não especialistas sobre as características das interfaces. O objectivo deste instrumento é encontrar um equilíbrio entre a avaliação, considerando os dados objectivos e aqueles orientados para os critérios subjectivos.

MEDA - Sistema Multimédia para Avaliação de Produtos Educativos. Este instrumento permite a cada avaliador construir uma grelha de avaliação adaptada às necessidades de averiguação identificadas por cada um. Salienta-se aqui, que se considera avaliador o que projecta o software e o professor.

SASE - Sistema de Apoio à Avaliação de Software Educativo. Instrumento que auxilia o utilizador no processo de avaliação da qualidade para a selecção de software educativo. Pode ser utilizado na avaliação sumativa e formativa e está direccionado para a utilização antes da aplicação do software na sala de aula. Ferramenta que pode ser aplicada por professores e equipas do ensino superior na avaliação e selecção de produtos de software educativo (tutoriais, exercícios e práticas, simulações, jogos e sites na web.

 

REFERÊNCIAS

Abordagens de Avaliação em Contexto Educacional - Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000300003&script=sci_arttext> Acesso em: Março, 2010.

tags: ,

publicado por ajca às 18:41

mais sobre os autores deste blog ...
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post