Espaço de interacção e de registo dos percursos efectuados na UC de avaliação de produtos multimédia educativos no ano lectivo de 2009/2010.
pesquisar neste blog
posts recentes

Síntese da sessão do dia 18 de Setembro

Análise Reflexiva - Grupo 1

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - Grupo 1

1º Ensaio (individual) na Avaliação de Recursos para Quadros Interactivos

Avaliação de Recursos Educativos Digitais para Quadros Interactivos - grupo 2

Mapa Conceptual actualizado

Síntese da sessão do dia 7 de Julho

Síntese da sessão do dia 25 de Junho

Síntese da sessão do dia 18 de Junho

Grelha para avaliação de recursos para QI

arquivos

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

tags

todas as tags

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 15 de Abril de 2010
Avaliar Software Educativo
Mestrado: Didáctica - Especialização em Tecnologia

Unidade Curricular: Avaliação de Produtos Multimédia Educativos

Docente: Dra. Maria João Loureiro

Mestrando: António José Coelho Alves

 

Avaliação de Software Educativo

 

Numa breve leitura efectuada à comunicação de Carlos Nogueira Fino na Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, realizada na Universidade do Minho em 2003 e postado in Actas da III conferência (pp.689-694), surgem aspectos que mereceram da nossa parte alguma reflexão e concordância com o autor. O artigo tem início com a avaliação de manuais escolares versus avaliação software educativo. Neste ponto, ainda não existem por parte do Ministério de Educação, orientações para analisar do ponto de vista "educacional", o software já rotulado de origem e, quanto a nós, ainda bem.Embora reconheçamos as elevadas expectativas sobre a utilização de software multimédia em contexto educativo, o seu grau de penetração efectivo nas nossas escolas, parece ser ainda muito reduzido. Alguns factores como o desconhecimento sobre o software e a incapacidade para identificar os produtos que lhes possam ser úteis, são apontados como causa para os problemas detectados e que, em nossa opinião, fomentar planos de formação ajudariam a resolver esses problemas.


 

Avaliar software educativo requer independência e precisão. O autor salienta a conceptualidade e arquitectura teórica subjacente a cada grelha de avaliação, próprias de cada autor das mesmas, reclamando até da perspectiva construtivista inerente às grelhas. O artigo ajuda-nos a ter uma percepção mais objectiva quanto ao uso de grelhas de avaliação, já que, estas possuem limitações como ferramentas de recolha de informação. Consideramos que será importante a definição muito clara, de critérios para avaliar software educativo, isto se, nos tentarmos, pela construção das nossas próprias grelhas. Um ponto que parece ser positivo, tendo em conta que, a agressividade do marketing de software dito educativo, apenas olha para a educação como um mercado a explorar . O autor segue, na sua análise, fazendo uma abordagem quanto à utilidade que os computadores devem ter em contextos educativos, considerando que qualquer software "educativo" ou não é bom, se ajudar o professor a criar contextos.


 

Quanto a nós, é importante não só, a definição de critérios de utilização. do ponto de vista pedagógico, interessa também averiguar que materiais e documentação acompanham a aplicação, quais os seus objectivos e a forma como estão elaborados, de que maneira podem contribuir para apoiar o aluno na aprendizagem e o próprio professor, por exemplo, em termos de sugestões de utilização e exploração didácticas. Estamos de acordo quando o autor refere a necessidade da envolvência do professor no processo de análise e, toda a informação daí resultante. esta será, de certeza, a estratégia correcta em ordem a uma maior e pedagogicamente adequada utilização de software educativo em actividades de natureza curricular.

tags:

publicado por ajca às 18:45

editado por mjoao às 21:22

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre os autores deste blog ...
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


links
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários