Espaço de interacção e de registo dos percursos efectuados na UC de avaliação de produtos multimédia educativos no ano lectivo de 2009/2010.
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Segunda-feira, 1 de Março de 2010
Levantamento de percepções sobre o tema da unidade curricular

  

Baseando-vos nas vossas percepções e, eventualmente em experiências anteriores, discutam o que entendem por avaliação de produtos multimédia educativos. Várias questões se podem colocar a partir do tema da disciplina. Tendo em vista guiar a discussão, sugiro seguidamente algumas:

Sobre avaliação - O que é avaliar? E avaliação de recursos educativos? Quem a faz? Com base em quê? Como? Que outros termos consideram estar associados ao conceito de avaliação?

Sobre software educativo - O que entendem por de produtos multimédia educativos/software educativo? Que software educativo conhecem? Que tipo de aplicações informáticas engloba este termo? Tendo em conta que em contexto educativo podem ser exploradas aplicações informáticas gerais, processadores de texto, bases de dados, ferramentas de elearning, … , poder-se-á também considerá-lo como software educativo?

Sobre avaliação de produtos multimédia educativos – O que é? Quem faz? Com que finalidades? Haverá “receitas” para avaliar este tipo de recursos? Não havendo, o que se deve ter em conta? Como se faz? Em que contextos?

Outras questões se poderão levantar e espero que a discussão as faça emergir.

Se já alguma vez fizeram avaliação de produtos multimédia educativos, refiram com que finalidade, quem foi envolvido, como a efectuaram e quais os resultados.

Bom trabalho!


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publicado por mjoao às 23:46

De lmmp a 9 de Março de 2010 às 21:41
1.Sobre avaliação

O que é avaliar?
•Avaliar é uma acção que permite a compreensão de um acto, objecto, estudo, etc., retirando sobre ele um valor qualitativo ou quantitativo.
E avaliação de recursos educativos?
•Os recursos educativos são um apoio para toda a comunidade educativa como tal a sua avaliação deve ser efectuada para verificação da qualidade e potencial educativo desse recurso.
Quem a faz?
•A avaliação dos Recursos educativos é efectuada por entidades públicas próprias com experiência em avaliação (exemplo: Ministério da Educação).
Com base em quê?
•A avaliação tem como base promover a qualidade dos recursos didácticos disponíveis, orientar professores e alunos, promover um conhecimento mais autónomo e correcto, etc.
Como?
•A entidade avalia nesse recurso educativo a fiabilidade, a usabilidade, a qualidade e a acessibilidade utilizando tabelas/grelhas para o efeito.
Que outros termos consideram estar associados ao conceito de avaliação?
•Avaliação – Provar; Verificar; Apreciar; Averiguar; Apurar; Analisar.

2.Sobre software educativo

O que entendem por software educativo?
•Software educativo é um software/programa que tem como principal função o ensino e a auto-aprendizagem do indivíduo, promover a motivação, proporcionar informação, etc.
Que software educativo conhecem?
•Microsoft Word/Excel/PowerPoint; HyperStudio; Wikipedia, Wikis, Paints, etc.
Que tipo de aplicações informáticas engloba este termo?
•(sem conhecimento para responder)
Tendo em conta que em contexto educativo, podem ser exploradas aplicações informáticas gerais, processadores de texto, bases de dados, ferramentas de elearning, … , poder-se-á também considerá-lo como software educativo?
•Sim.

3.Sobre avaliação de software educativo

O que é?
•Avaliação de Softwares Educativos é a averiguação de possíveis erros/riscos e potencial desse software.
Quem faz?
•Penso que a avaliação seja feita por especialistas da área da educação mas também com conhecimento nas tecnologias.
Com que finalidades?
•Avaliar um software educativo tem como finalidade informar, ajudar e orientar as escolas e os professores, identificar eventuais erros de conteúdos, contribuir para o conhecimento pedagógico, motivar as práticas pedagógicas.
Haverá “receitas” para avaliar software educativo? Não havendo, o que se deve ter em conta? Como se faz? Em que contextos?
•Penso que não haja nenhuma técnica específica para a avaliação. No entanto, os especialistas (docentes, por exemplo) devem seguir alguma orientação (questionários, entrevistas…) para recolha de informações.


De mjoao a 10 de Março de 2010 às 23:43
Com alguma timidez mas os comentários vão aparecendo. Assiná-lo com satisfação mais um. Vejamos se os restantes não tardam!!


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