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Sábado, 8 de Maio de 2010
Os Critérios e Indicadores

Este artigo apresenta um instrumento para avaliar a qualidade de um software educativo de Matemática, estabelecendo alguns critérios que ajudam o professor na tomada de decisão. Critérios esses, que na minha opinião se podem generalizar não só para a matemática mas para outras disciplinas.


Segundo Saraiva(1998) um software educativo deve ser escolhido criteriosamente para cumprir os objectivos e actividades propostas para a aula. Para que isso aconteça não basta ao professor saber utilizar um computador, mas sim saber as vantagens de utilização destas ferramentas na organização do pensamento e sociabilização do aluno [Pinto 1999].


Um factor importante para a adequada exploração de tais recursos é que a escola tome consciência de que a informática não pode ficar restrita a um “responsável pelo laboratório”, mas faça parte das disciplinas, numa abordagem interdisciplinar, fornecendo condições para sua efectiva utilização por parte dos professores e alunos [Lopes, Pinto and Veloso 1998].


O artigo chama ainda a atenção para a necessidade do software educativo permitir ao aluno explorá-lo e não ser do tipo “exercício e prática”, que pode ser interessante em situações de reforço da aprendizagem, mas que são limitativos da evolução do aluno.


Um Produto de Software é definido pela norma ISO/IEC 9126-1 [ISO9126-1 1997] como "uma entidade de software disponível para ser usada pelo utilizador" e, Qualidade de Software é definida como "a totalidade das características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas".


As características de funcionalidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade foram estabelecidas pela Norma ISO/IEC 9126, publicada em 1991, sendo este o conjunto de atributos que permite avaliar e descrever a qualidade de um produto de software genérico [Tsukumo 1997].


Segundo Gladcheff (2001) são abordadas cinco modalidades distintas de software educativo (tutorial, simulação, sistema hipermédia, exercício e prática, jogo pedagógico). O artigo aqui exposto dedica-se apenas ao estudo da última modalidade.


Assim sendo apresentam-se resumidamente os aspectos a serem verificados em software educativo de Matemática:


-Aspectos Técnicos


                Documentação/Manual do utilizador (Impresso ou on-line)


                Software




-Aspectos Pedagógicos Gerais


O professor/educador deverá observar:


                Quanto aos objectivos


                Quanto à usabilidade


                Quanto aos conceitos


                Praticabilidade




-Aspectos a serem verificados no software educativo de Matemática do tipo jogo pedagógico


                Objectivo Educativo / Vocabulário / Conceitos Matemáticos


                Conteúdo


                Usabilidade


                Interactividade


                Desafio


                Aspectos Lúdicos


                Aspectos Psicopedagógicos


                Feedback


                Desempenho do aluno


                Exercícios


                Apresentação de problemas



 


Referências:


Gladcheff, Zuffi, Dilma Silva (2001). Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental.


In: http://www.webgincana.com.br/HotSites/CTA/_laboratorios/lemc/artigoWIE2001.pdf. Consultado em 8 de Maio de 2010.


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publicado por davidmonteiro às 17:39

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